Centenária, prestigiada e galardoada. A história e as actualidades que faltavam em português. Bem vindo ao glamour da Holland America Line ! Blogue não oficial/ Unofficial.

quinta-feira, 3 de Maio de 2012

Segurança na HAL



O tema segurança pode desenrolar-se sob vários aspectos, escolhemos desta feita a construção dos navios da Holland America Line (HAL) para noutra ocasião abordarmos as simulações, testes, exercícios, inspecções e a contratação da tripulação.
Todos os navios da HAL cumprem e em muitos casos ultrapassam as normas de segurança aplicáveis ​​sob a Convenção SOLAS. Cada navio HAL tem um casco duplo e é construído com uma antepara de colisão localizada perto da proa do navio para resistir a um impacto significativo. Para além deste pormenor os navios são subdivididos em vários compartimentos separados por portas estanques que podem ser fechadas da ponte do navio ou localmente. Os navios podem sustentar inundações até dois compartimentos adjacentes e permanecer à tona.
Para maximizar a segurança contra incêndio, os navios da HAL têm sistemas de "sprinklers" em todas as áreas de passageiros e tripulação para além dos sistemas avançados de supressão de incêndios em espaços das máquinas. Cada navio está dividido em zonas de incêndio que são separadas por portas corta-fogo por forma a isolar o incidente. Paralelamente, cada navio tem várias equipas treinadas para uma situação de incêndio neste ambiente particular. Nos simulacros, as equipas são treinadas para actuar em poucos minutos de acordo com os estudos efectuados para cada zona e suas especificidades.
Na planificação dos simulacros inserem-se também situações de fogo real em instalações localizadas em terra. As equipas de combate a incêndios sujeitam-se a visitas periódicas/frequentes dos instrutores da companhia.

Sala de controlo das máquinas no ms Eurodam
Cada navio tem um gerador diesel de emergência localizado numa das plataformas de topo que entra em funcionamento de forma automática sempre que é detectada uma falha na sala das máquinas. Este gerador de emergência é testado regularmente e garante que os sistemas de segurança críticos e de iluminação possam ser mantidos em caso de uma perda de potência.

Cada navio está equipado com equipamentos para controle de danos que permitem ao navio responder eficazmente a uma violação do casco.

Os navios da Holland America Line possuem a mais recente tecnologia em sistemas de segurança e salvaguardam um programa de actualização. Entre eles estão os seguintes sistemas que não configuram a lista completa:

- Programas (software) de estabilidade estrutural que asseguram a distribuição do peso das águas residuais e do combustível, entre outros materiais a bordo, isto na sua adequada distribuíção para manter a integridade estrutural.

Ponte de comando ms Nieuw Amsterdam
- "State-of-the-art" sistemas de navegação:
  • Sistemas de Posicionamento Global (GPS) para localizar com precisão a posição do navio sobre o mar.
  • Radar para localizar precisamente outros navios na proximidade.
  • Sistemas de identificação automática (AIS) que permitem aos navios da HAL serem localizados e identificados se houver uma falha de comunicação.
  • "Echo Sounders" para a medição da profundidade da água.
- Sistemas de segurança contra incêndios incluem:
  • Sistemas de detecção automática de incêndio.
  • Sistemas de aspersão ao longo de todas as áreas dos navios.
  • "Hi-Fog" sistemas na sala de máquinas e nos incineradores.
  • Sistemas de supressão de CO2 ou similares conforme as áreas.
  • Monitorização com válvulas de corte automático de combustível.
  • Alarme sonoro de fumo em todos os camarotes e áreas públicas.
  • Sistemas de escape e supressão de fogo na cozinha