Centenária, prestigiada e galardoada. A história e as actualidades que faltavam em português. Bem vindo ao glamour da Holland America Line ! Blogue não oficial/ Unofficial.

sábado, 26 de Maio de 2012

Arte a bordo (1ª parte)


A arte avaliada em vários milhões de euros que navega a bordo dos navios da Holland America Line é algo marcante na indústria dos cruzeiros. Nenhuma companhia apostou tanto. O objectivo é trazer harmonia ao conforto e a distinção ao serviço. Existem as obras de arte contemplativas e outras funcionais, embutidas em equipamentos que trazem conforto com cadeiras, portas de elevadores, mesas em pedra, etc. Os primeiros dias a bordo são de demorada descoberta se preferir ser surpreendido aos poucos, isto porque poderá de imediato fazer um percurso completo entre 40 a 60 minutos com um auxiliar que pode requisitar na recepção de forma gratuita. Um MP3 que reconhece a proximidade à obra de arte e que a descreve na sua língua. Sintamos essa harmonia neste pequeno filme bem conseguido:



Seria um grande desafio descrever toda a arte. Neste post propomo-nos aflorar o assunto por navio, a primeira parte de duas. Se deseja ter uma ideia maior sobre o assunto, poderá observar o seguinte livro "online" ou até adquirí-lo.
ms Amsterdam
Amsterdam Art Sample
Um conjunto significativo de pinturas marítimas e modelos de navios podem ser encontrados a bordo ms Amsterdam e que oferecem uma visão da história marítima. O hóspede vai descobrir dois emblemáticos murais em tecido do artista têxtil, Bruckman Barbara. Encontrará  inúmeras peças da Dinastia Ming (China) do século XVII e um magnífico relógio Astrolabium no átrio. De salientar uma fabulosa mesa em mármore trabalhado com vários tipos e cores desta pedra que foram incrustadas por artesãos da cidade de Pietrasanta de Itália. Os fãs do desporto podem se deliciar com a exibição de uma série de bolas assinadas, incluindo uma bola assinada pelo lendário jogador dos Yankees: Joltin Joe DiMaggio. Slide show do navio, deixe carregar, clique aqui.


Outra arte ... no ms Amsterdam. Foto de Lobojo`s Den hóspede HAL.




ms Eurodam
Eurodam Art Sample
Seguindo a tradição da Holland America Line, o ms Eurodam apresenta uma excelente colecção de arte baseada no tema, "A Idade de Ouro Holandesa - Uma Tradição Inesgotável". Destacam-se obras de mestres holandeses e artistas contemporâneos. Os destaques vão para mapas em aguarela do século XVII da autoria do famoso cartógrafo Johannes Vingboons. Pinturas foto-realistas a óleo do artista Jan van 'Hoff e um "The Nightwatch" pintado como se tivesse ocorrido 2 minutos depois do original, numa reinterpretação contemporânea do famoso quadro de Rembrandt. Slide show do navio, deixe carregar, clique aqui.
Outra arte ... a de saber fazer descansar, ms Eurodam. Foto de Gwenelle, hóspede HAL.




ms Maasdam
Maasdam Art Sample
A figura de madeira no restaurante Lido é um exemplo impressionante de arte marítima que pode ser encontrado em todo o ms Maasdam. Uma arte intrigante e destacada é aquela que vemos na visita auto-guiada pelos dois murais abstractos pintados especialmente para a Sala de Jantar Rotterdam. Vitrinas com uma colecção de sete bules de ferro e um braseiro de carvão do Japão, que datam do final do período Edo estão também presentes. O conjunto de baús dourados e lacados muito trabalhados e um armário de ébano do século XVIII da Inglaterra com uma pintura invertida são outros destaques entre tantos. Slide show do navio, deixe carregar, clique aqui.
Outra arte ... a de construir itinerários únicos.




ms Nieuw Amsterdam

Nieuw Amsterdam Art Sample
Uma importante colecção de arte antiga e contemporânea celebrando as ligações históricas entre Nova York e Amsterdam ao longo dos séculos pode ser encontrada a bordo ms Nieuw Amsterdam. O hóspede encontrará um magnífico mural intitulado "Nieuw Amsterdam", de Harald Vlugt mostrando os laços históricos entre Nieuw Amsterdam e Nova York. Há grandes obras de Andy Warhol, Richard Estes e Roy Lichstenstein, bem como fotografias emblemáticas dos famosos Elvis Presley, Paul Newman do paparazzo Ron Galella. Existe exemplos de arte contemporânea holandesa e duas complexas mesas de mármore embutidos por artesãos da cidade de Pietrasanta, na Itália. A peça central do átrio é "Skyline Reflections", uma enorme escultura abstracta de Nova York, um perfil icónico. Slide show do navio, deixe carregar, clique aqui.
Outra arte ... a da excelente cozinha.




ms Noordam
Noordam Art Sample
A bordo do ms Noordam o hóspede vai descobrir pinturas com qualidade de museu, como por exemplo um quadro a óleo da cidade de Utrecht pintado em 1842, assim como arte contemporânea, uma série de fotografias de grandes nomes da música: Dizzy Gillespie e BB King. Uma das mais valiosas peças de mobiliário a bordo é uma caixa embutida notável, ladeada por talha de madeira do século 17 e colunas barrocas. Foi construído na Alemanha em 1885, o eixo central está incrustado com ébano e pedras preciosas. Slide show do navio, deixe carregar, clique aqui.
Outra arte ... a dos bonecos com as toalhas.




ms Oosterdam
Oosterdam Art Sample
O impressionante "Waterford", globo terrestre em cristal no Atrium do ms Oosterdam com sete metros de diâmetro e adornado com chumbo fundido e cortado à mão domina a atenção dos hóspedes por entre as peças de arte a bordo. Nestas incluem-se obras de artistas contemporâneos e antiguidades náuticas. Um modelo de navio em madeira datado de 1810 e a bússola do Galatea (o iate britânico que competiu no 7th America's Cup yacht race), marcam presença no Crow's Nest. Na entrada do Pinnacle Grill está uma jóia em forma de concha incrustada com um nautilus criada por Rodolfo Sanz e no Restaurante Lido está uma enorme pintura de Robert Kushner. Slide show do navio, deixe carregar, clique aqui.


A arte de lhe promover a saúde: