Centenária, prestigiada e galardoada. A história e as actualidades que faltavam em português. Bem vindo ao glamour da Holland America Line ! Blogue não oficial/ Unofficial.

terça-feira, 6 de março de 2012

Lido deck = Céu


Fica quase no céu. Os passageiros acreditam que é mesmo o céu quando pela primeira vez colocam o pé neste sítio. Um italiano diria "Mama-Mia"! Um inglês diria "like a british vessel"! Um americano "What the hell is this? &%#$?^? ..."! O português talvez diria "C`um caraças" num sorriso comprometedor do género "puseram o ouro à mercê do bandido" ... no bom sentido pois claro. Aqui não se paga, está incluído na viagem.
Que lugar é este?


O ligeiro, o rápido, o sempre disponível, o "mata-bicho", é um self-service. Fica realmente no céu pois situa-se num convés superior em todos os navios da frota Holland America Line. Pura e simplesmente denomine-o por Lido. Onde escolhe o que deseja, ao ritmo que quer e na hora mais indicada. É uma sala de jantar onde vai sempre vestido "casual" para a maioria das suas refeições diárias. Um enorme e variado buffet em ambiente simples e prático mas com uma decoração elegante. Existe uma zona maioritariamente de interior mas também outra ao ar livre para quando o estado do tempo convida a sentir a brisa, o sol, o som do mar e as diabruras "angélicas" na piscina. É a maior provocação e indução ao pecado que um céu pode apresentar: gula. A variedade é notória, o mundo culinário está à sua frente.


O pequeno almoço arranca por norma às 6h00 e 30 minutos depois chegam aos expositores os pratos quentes paralelamente aos permanentes cereais, leite, café, yogurtes, bolos, pães, frutas frescas, carnes frias, waffles, etc. Consulte sempre o diário de bordo para confirmar as horas dos serviços em cada navio.

Segure por favor numa bandeja, vamos fazer um "reconhecimento", começa sempre assim:



O almoço representa o mundo com uma grande variedade de pratos internacionais entre os quais saliente-se os asiáticos, italianos, sushi, sopas, salteados, pratos de alimentação específica, fast-food, churrasco (por vezes ao vivo no deck descoberto). Pode compor o seu prato como desejar e em alguns casos até pode confeccionar.


Na hora de jantar, o Lido buffet é parcialmente encerrado, ou seja, prossegue o funcionamento em metade da área (normalmente) para adequar a oferta ao ritual de vivência no navio. À hora de jantar sucedem os jantares de gala, a ida ao salão de jantar principal (incluído na viagem) e aos restaurantes temáticos (disponíveis também na hora de almoço, pagos). A vida refina com indumentária cuidada, é a hora por excelência de viver o glamour Holland America Line.



Se por qualquer razão é tentado a "roer" algo depois da emoção do jantar e dos espectáculos, ou simplesmente quer levar um resguardo para aquela terrível sensação de estar na cama às voltas com o estômago a perguntar incessantemente a que horas abre o Lido, saiba que entre as 23h00 e as 00h00, o Lido dá-lhe a oportunidade de o visitar de novo. Mais ligeiro nas refeições e opções, pães frescos, frios, fruta, por norma o que encontra "fixo" nos expositores de "self-service" ao pequeno almoço.


Ignore a balança, são férias! ... mas pode passar pela área dedicada a qualquer confissão religiosa ou de reflexão para dizer: Senhor eu pequei mas estou em boa companhia!


- Thanks a lot!
- You are always welcome sir!